Semana 9 - Ashtanga Surya Namaskar

16 de novembro de 2019

Sou praticante de Ashtanga yoga desde há alguns meses e acho muito divertido desenhar poses de yoga, uma vez são posturas que trabalham o corpo todo, e eu costumo fazê-las todos os dias.

Estudos das posturas de yoga Ashtanga (Surya Namaskar A) feito em aparo e tinta da china.


Desenhos criados com base em alguns exemplos de saudação ao sol encontrados online, pois não consigo criar de cabeça as posturas no papel, preciso olhar fotos ou modelos ao vivo para não errar a posição do corpo.
A sequência encontrada online não mostra as poses em circular, portanto precisei "encaixar" as posturas no círculo, esse foi o maior desafio, além de acertar as proporções da postura.

Fiz um estudo a lápis em outro papel para testar a pose, e passei ao papel em forma de círculo, porém como o círculo não ficou redondo, fiz um segundo estudo (direita) onde adicionei mais passos para fechar o círculo, porém acabei preferindo o primeiro já que a postura 9 ficou muito perto da 8.

Portanto voltei ao primeiro estudo e finalizei com a tinta diluída em água e o círculo interior com a postura inicial-final (samasthiti).

Como havia alguns erros nas proporções do corpo, aproveitei a tinta diluída para "disfarçar" o erro e não precisar recomeçar. O meu desafio principal ao diluir a tinta e adicionar escritos é quando "parar" de fazer as manchas, pois acaba sendo viciante ficar corrigindo e adicionando manchas, mas a simplicidade do segundo desenho sem as manchas destaca o traço do aparo mesmo com os erros nas proporções, então guardo os 2 exemplos na mesma foto pois servem como lembrete de quando o desenho fica muito carregado e quando é necessário simplificar.

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados