Semana 10 - Espaço, pessoas e reflexos no espelho

19 de novembro de 2019
Lua minguante

30-40 minutos de desenho das pessoas presentes da sala, vistas através de um espelho que ia mudando de lugar. Contornos interiores e exteriores, e sobreposição das figuras.


falamos de signo no intervalo da aula antes de começar este desenho e adivinhei o signo dos colegas com signo terra, falamos de mercúrio e a comunicação, da lua e suas fases. O João é taurino. A Susana também. E um dos meninos que esqueci o nome é capricorniano. E eu, como uma virginiana desenhando... traço preciso, olhar concentrado... mas ainda um pouco demasiado contido parece, pouco arriscado? Muito ilustrativo? Não é minha intenção consciente, então como tomar um passo além, como olhar mais para dentro? Essas expectativas do que um "artista deveria ser" com frequência me vem a cabeça, principalmente quando me comparo a pessoas que já desenham ou ilustram há séculos... Não sinto que busco ser ilustradora, não busco também só reproduzir a realidade, e sim que a essência da realidade apareça no desenho sem intenção, só com lápis e sem cor, sem borracha.

Ao mesmo tempo que penso isso às vezes (principalmente antes e depois de desenhar), no momento em que estou de fato desenhando, quando faço linha a linha de forma lenta e atenta, quando contorno formas olhando apensa para elas e para a folha (parando para afiar o lápis), não me parece que estava tão mental assim, me deixo muito mais levar pela intuição de como passar a matéria para o papel. Às vezes nem sei como cheguei no resultado final. Sensação de que não fui eu que fiz...

Nesses dias, saio sempre muito em paz quando o processo de estar presente no desenho. Mas depois vem os pensamentos que falei acima...

ps.: antes do desenho,  tinha feito 1h de yoga, sai antes pois estava atrasada para a aula, mas o shavassana foi mais longo pois estava com sono.

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados