Semana 10 - Modelo vivo Belas artes

18 de novembro de 2019

Aula de modelo vivo de 3h na Belas Artes.
Diferença e repetição para variar ;)




Comecei o desenho com grafite mas passei ele inúmeras vezes ate que comecei a utilizar carvão por cima, para principalmente esconder o erro e tentar acertar no carvão.

Finalmente, decidi começar outro ao perceber que so iria deixar o desenho mais carregado se seguisse, e comecei direto com o carvão e saiu muito melhor.

Preferi nao detalhar tanto os braços, pernas e rosto para tentar não errar nas proporções, mas o minimalismo desses detalhes sinto que chamaram mais atenção por terem menos sombra e contraste que nas pernas e peito. Prestei atenção na proporção como um todo e nas alturas e distancias entre diferentes extremidades. Acho que hoje percebi melhor formato do peito, do pé e da mão direita (coisas que quase nunca acerto, por ter uma imagem mental?)

As vezes lembrava das palavras do Pedro sobre desenhos que são demasiado contidos, minuciosos e mentais versus traço livre, caótico, lindo (em referencia a Kiah Kien). Traço caótico pode remeter a um traço meditativo? O primeiro (esquerda) que eu fiz estava mental E caótico, mas nada livre... o segundo apesar de mais mental, me senti mais livre, talvez pelo uso de carvao ou por ja estar habituada a modelo?

Testar fazer pequenos testes antes de começar o desenho pode me ajudar a ter uma ideia geral da proporção para depois aprofundar. Tipo quando fazemos na meditação um ´body scan´ antes de comecar a meditar de fato.

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados