Semana 10 - Auto-retrato

19 de novembro de 2019
Lua minguante

"Aqui jaz o que sempre se escapou
E só agora é que se realizou"

Samuel Beckett, O primeiro amor


Auto-retrato em espelho. Contornos interiores e exteriores.


Ao fazer este desenho tive dificuldade em me olhar, não estava preparada para me desenhar e tentei q o espelho não me mostrasse inteira, não pudesse me ver nos olhos. Ao me olhar (peito, parte do rosto, parte do cabelo), apenas em alguns momentos pude olhar-me contemplativamente, mas na maioria dos outros, olhava-me criticamente pensando ´vou desenhar mas que vergonha ser assim como as pessoas me veem´ (ruga na boca, braço grande demais, lábios secos, cara seria...). e ao me desenhar, alem de me criticar fisicamente, criticava o desenho, hesitei na hora de desenhar as bochechas e o rosto (fiz ele mais gordo do q é, eu mais seria do q talvez seja...). contradicoes eu acho...

talvez esse exercício de me desenhar seja uma boa maneira d testar o limite do desenhar meditativo, tentando ter menos julgamentos de mim mesma através do traço. parece o ápice do auto-julgamento mental....

PS.: Fiquei parecendo tanto com minha vó e quanto com meu vô. Falei com eles domingo e lembrava deles ao olhar no espelho.


Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados