Semana 8 - Diário Gráfico

"A sombra ainda é paupável. O contorno já não é. O contorno supreende-me porque não existia antes de eu o desenhar; é, creio, um novo olhar sobre o que me rodeia. 
A sombra projectada como contorno interessa-me muito mais do que a sua simples representação. Porque o contorno da sombra é ainda mais fantasmático, fugitivo, ainda mais ausente. O que produz a sombra está à frente, ou atrás, mas não longe. Enquanto que um contorno é qualquer coisa que foi feita com a presença da sombra, mas que dela se liberta. O contorno sugere a ausência, verdadeira e absolutamente. E, para mim, é ir ainda mais longe. 
O contorno é o Menos que posso ter de alguma coisa, de alguém, conservando as suas características."
Lourdes Castro, A indisciplina do desenho (pp. 24)




Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados