Semana 10 - Modelo

20 de novembro

3h desenho

Sim, esta é a vida vista pela vida. Mas de repente esqueço o como captar o que acontece, não sei captar o que existe senão vivendo aqui cada coisa que surgir e não importa o que: estou quase livre de meus erros. Deixo o cavalo livre correr fogoso. Eu, que troto nervosa e só a realidade me delimita. 

Clarice Lispector, Água viva


Hoje foi a primeira vez na aula do Artur que comecei a desenhar a modelo da maneira mais "neutra" (para não dizer lenta...) possível, sem a ansiedade corriqueira de já avançar para os detalhes antes de ter o geral resolvido. E acho que por causa disso, pela primeira vez também a proporção saiu bastante bem em comparação com a postura da modelo, sem eu precisar refazer inúmeras vezes... A modelo coitada, estava sofrendo com a pose... precisou parar algumas vezes.


Nas primeiras duas horas, me senti bastante conectada ao papel, à modelo, às luzes e sombras, estive compenetrada e fui lentamente adicionando sombra, sem mexer onde havia luz. Parecia que as formas iam se revelando magicamente, e pensava que se não desse tempo de terminar, já estava bom só pelo ritmo.


Tudo parecia correr bem, mas quando anunciaram que faltava pouco tempo para terminar a aula (mais precisamente, 13 minutos), "decidi" aproveitar para adicionar mais detalhes à cabeça (que não era obrigatória detalhar) e foi neste momento que percebi que a mão desandou, pois comecei a ficar ansiosa para deixar o desenho "mais terminado" (entre aspas, pois ele nunca termina...). 


Nesses últimos minutos também recorri (e sem não me sentir levemente culpada por isso pois gosto do erro aparente) ao uso borracha várias vezes. O rosto não me saia de jeito nenhum, acredito que pela pressa. Ao terminar a aula, insatisfeita, senti necessidade de detalhar o rosto em casa (cabelo, queixo, boca e nariz principalmente) e acabou por destoar do resto, que tinha um traço muito mais lento.


Na próxima, seguir lenta e presente, confiar que o próprio sombreamento lento do lápis no corpo da modelo irá delimitar as bordas e contornos. Se não terminar, não termino. Mas não acelero.... mantenho ritmo e as coisas vão vir. Achar um ponto de ritmo neutro


Para terminar, lembrei da frase "Do Your Practice...and All is Coming..." do Sri K Pattabhi Jois. Tão verdade. Adicionaria a ela "Do your Practice as Present and Steady as Possible... and All is Coming".

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados