Semana 10 - Modelo vivo com stencil

22 de novembro

Recorte de contornos do modelo (stencil) e usando grafite em pó, preenchimento de contornos e a folha com elementos do ambiente. Após preenchimento entorno, preenchimento de contornos interiores do modelo. Exercício de 45min (15 minutos para recortar, 15 para preencher fundo, 15 para preencher figura).


Primeira vez usando grafite em pó. Me senti como uma criança fazendo recortes no papel de bonecas e depois com o algodão e o grafite, brincar com o fundo como se fosse barro.

Ao recortar o papel, tentei estar muito atenta às formas e contornos, acabou por resultar em proporções bastante fieis ao modelo.

Ao fazer o preenchimento do fundo, esse momento de muita "liberdade" de expressão, sem um traço preciso do lápis, sinto que perco o foco no modelo e fico muito presa ao papel e à sensação de que tenho de ser "expressiva". Normalmente sinto que perco a mão , deixo de estar atenta e sinto que meu ego começa a dominar o papel, apesar de o resultado ser sim expressivo. Não que perder o controle não seja positivo, pois o é, mas nessas situações, o meu controle vira uma cobrança interna de "ser expressiva", e acaba por ser um desenho ansioso, pois quero fazer tudo muito rápido. Voltar a atenção ao modelo é uma maneira de fazer eu me conectar de novo ao presente, às luzes e sombras do local, e usar isso ao meu favor na composição, me deixar mais serena.

Já na hora de desenhar os contornos internos, senti que recuperei de novo essa concentração ao presente e consegui serenizar um pouco mais o traço, ir um pouco mais lentamente...

Confesso que levantei com bastante preguiça de desenhar (chuva, friozinho...), e talvez isso tenha interferido na minha atenção, mas queria testar usar o grafite em pó e foi interessante.

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados