Semana 10 - Stencils de partes (1/2)

A vida oblíqua é muito íntima. Não digo mais sobre essa intimidade para não ferir o pensar-sentir com palavras secas. Para deixar esse oblíquo na sua independência desenvolta.
E conheço também um modo de vida que é suave orgulho, graça de movimentos, frustração leve e contínua, de uma habilidade de esquivança que vem de longo caminho antigo. Como sinal de revolta apenas uma ironia sem peso e excêntrica. Tem um lado da vida que é como no inverno tomar café num terraço dentro da friagem e aconchegada na lã.

Clarice Lispector, Água viva


Recorte (stencil) de alguns pormenores do modelo que ficou em 3 posições diferentes. Contornos internos e externos. Composição destas partes do corpo no papel, preenchendo com grafite em pó, tanto os negativos quanto os positivos. Exercício de 30min (20 minutos para recortar, 10 para compor).


Com os negativos, preenchi primeiro as pernas (que ficaram escuras), e depois com partes do positivo, preenchi o outro lado da folha (pernas brancas). Me senti mais conectada ao modelo neste execício, e numa mesma folha, tentei recortar todas as partes do corpo, algumas de maneira mais precisa, outras mais soltas e sem muito nexo. Me senti mais livre para compor neste exercício em comparação ao anterior (modelo inteiro) por estar mais concentrada, mais à vontade, com a mão mais solta com o grafite e ao recorte de papel, e menos presa a criar formas mais precisas do corpo e dentro das margens do papel (a escala dos recortes foi muito mais livre). Intuitivamente criei a composição com foco nas pernas do modelo, não foi gerada tanta expectativa.

Já tinha gostado deste desenho, mas fiz outro para experimentar outras composições (já estava com alguma expectativa sobre o segundo!). Acabei por gostar mais deste primeiro que do segundo, acho que por ter criado ele sem tanta expectativa...

Imagens que vieram à cabeça enquanto fazia: Início da série Mad Men, cena do carro do Titanic, dadaísmos e bauhausianismos. E lembrei de quando era pequena brincando de recortar folha e compor...

Escutar intuição :)

Comments

Ver arquivo de desenhos

Show more

Desenhos mais acessados