Semana 17 - Evolução e desintregração da forma




desenho completo
Usando dois pedaços de massinha de modelar (plasticina em pt-pt), o exercício era modelar uma forma que viesse à cabeça (abstrata ou não, e registrar o passo a passo dessa transformação da forma no papel, desde o início da modelagem até a forma final imaginada. 
A seguir, em outro papel, continuaríamos esta forma, mas transformando ela em outra nova, e registrando outra vez esta metamorfose.

Materiais eram livres mas o enfoque era na linha. E o registro da continuidade e sequência.

Desenhei uma imagem que visualizei ontem antes de dormir de 3 picos super finos e dois vales no meio, e o pico do meio era o principal. E esses picos eram parte do meu corpo. 

primeiro desenho
Esta foi a forma que modelei na primeira parte do exercício, e como as cores eram laranja e vermelho, fiz apenas o contorno exterior em lápis, que unia o próximo desenho ao invés de ficar com a forma fechada. No interior da forma a lápis, fui desenhando com lápis de cor os contornos interiores da massinha.

segundo desenho

No segundo papel, rompi a forma do vale em 2 buracos, como se fossem se separar finalmente. A desintegração da forma e dos picos e vales, num momento de ápice. 

O desenho não representou o que eu modelei exatamente e nem o que eu tinha na cabeça, talvez pela escolha de materiais na hora de representar (uma vez com a linha não consegui trazer a profundidade...), mas a cadência e a concentração foi constante durante o registro. E como a intenção da forma que modelei foi muito clara do início ao fim, me satisfez muito poder ter passado pelo processo mesmo que no final o registro no papel foi diferente do que eu "tinha na cabeça" ou modelado. Senti como se tivesse me imergido em algo dentro de mim que saiu no papel de alguma maneira ou de outra. Como um útero que gera alguma coisa.


Comments

Desenhos mais acessados