Semana 22 (d. 130) - Nihonga meets Louise Bourgeois


Nihonga (日本 画) refere-se à pintura originada no Japão, envolvendo o uso de materiais tradicionais japoneses e pigmentos de cores em suas composições. Neste workshop em Shibuya, a Maria, uma artista japonesa incrível, me ensinou a criar uma pintura de Nihonga. Primeiro, trabalhei em um esboço de uma escultura de Louise Bourgeois. Estou lendo o livro "Destruição do Pai, Reconstrução do Pai" e tem me marcado muito. Coincidentemente, vi a sua estátua da aranha no dia anterior no Museu Mori, em Tóquio.
Em seguida, escolhi uma tela ao qual calquei o desenho: papel japonês grosso com molduta prateada. Após isso, tracei o esboço usando sumi-e ("tinta da china" preto), feito na hora. Depois de delinear o desenho com tinta sumi-e, colori o desenho em camadas, com pigmentos minerais naturais misturados a uma cola de peixe com o dedo. Not vegan :(

Cada camada podia ter uma espessura maior ou mais sutil dependendo de quanta mistura era feita com a tinta. Cada camada era secada com um secador para agilizar o processo.

Depois do workshop de Nihonga, coincidentemente fui a dois museus que tratam disso: Ukiyo e Yamanate.















Comments

Desenhos mais acessados